quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Recursos Disponíveis Em Minha Escola

CED 01 de Planaltina DF
A escola conta com:
Um laboratório de informática mantido pela Oi (antiga Brasiltelecom) com quinze computadores, todos com acesso a internet, webcam, plataforma Linux e software de controle italc, que possibilita ao professor monitorar o que está sendo pesquisado pelos alunos.
Sala de coordenação para os professores. Na rede pública do DF nós professores temos 10 horas para planejamento e coordenação, a fim de desenvolver um trabalho compatível com as exigências do século XXI. Esta sala é munida com cinco computadores com acesso a internet.
Sala de projeção, específica para esse fim. Climatizada para proporcionar um maior conforto ao aluno.
Biblioteca. Que ainda, infelizmente, não conta com computadores ligados a internet.
Um segundo laboratório de informática, mantido pela secretaria de educação. Com 25 computadores, todos com acesso a internet e plataforma Linux. Sala climatizada, e com um profissional especializado em informática disponível para auxiliar o professor em seu trabalho.
Um auditório, que pode ser usado para projeção de filmes, palestras e teatro, com 250 lugares.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TCC PUC

Este documento é uma pequena apresentação daquilo que pretendo desenvolver em meu projeto.
O Problema:
As dificuldades dos alunos do Centro Educacional I de Planaltina-DF em relação a prática de aliar o uso de tecnologias na apresentação dos trabalhos escolares. A correlação existente entre a educação formal e a educação voltada para o uso de novos mecanismos de mídia e tecnologia. As dificuldades de acesso e manuseio destes recursos. O preparo dos professores, ou a falta de preparo dos professores. Quais recursos a escola pode oferecer e como eles devem ser utilizados.
Meu Projeto:
Pesquisa, dramatização e divulgação dos projetos escolares esbarram em uma série de dificuldades, tanto pessoais, econômicas quanto sociais. Apontar essas questões, identificar os problemas, e quem sabe, propor soluções é o intuito desde trabalho, tanto para alunos quanto para o nosso corpo docente.
Delimitação:

Centro Educacional I de Planaltina DF

Público Alvo:
Alunos e professores do Centro Educacional I de Planaltina-DF bem como sua comunidade.
Objetivo:
Relacionar os trabalhos realizados nesta escola e aqueles que utilizam algum tipo de tecnologia.
Identificar e entrevistar os alunos professores tentando chegar ao ponto comum nas dificuldades apresentadas
Propor novas formas de divulgação e postagem, bem como soluções que otimizem os projetos apresentados.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Planaltina

HISTÓRIA
Foi em busca do ouro, que no final do século XVIII, bandeirantes paulistas pisaram pela primeira vez no lugar que daria origem à cidade de Planaltina. O primeiro nome dado à comarca, arraial Mestre D’Armas,é uma referência a um abilidoso ferreiro que vivia na região por volta de 1790. O lugar incialmente pertencia à Vila de Santa Luzia, hoje Luziânia (GO). Pouco tempo depois, em 1837, o território passa a fazer parte de Vila Formosa de Imperatriz(Frmosa-GO) Em19 de agosto de1859, foi elevado à categoria de Distrito, em data que se comemora oficialmente o aniversário de Planaltina. EM 1891, Mestre D’Armas separa-se de Formosa e é transformado em uma vila. U m ano depois, começam a ser instalados os primeiros estabelecimentos públicos, Neste mesmo ano, o presidente Floriano Peixoto estabelece a Comissão Exploradora do Planalto Central, liderada pelo geógrafo Luiz Cruls. O objetivo era demarcar a área em que seria implantada a capital do Brasil no interior do país. Em1910, foi rebatizado de Altamir, que significa boa miragem. O nome Planaltina só apareceu sete anos depois, em referência ao planalto onde se encontrava . No dia 7 de setembro de1922 é assentada a Pedra Fundamental, demarcando o lugar para implantação da nova Capital brasileira. Mais de cinco décadas depois, a cidade estava integrada ao projeto de ocupação do interior