Os brasileiros João Havelange, ex-presidente da Fifa, e Ricardo Teixeira, atual presidente da CBF, estariam envolvidos em casos de corrupção. Este foi o destaque de ontem da televisão britânica BBC.
De acordo com o canal, a dupla teve de devolver subornos que teria recebido de uma empresa de marketing esportivo após ter chegado a um acordo com a justiça.
Ainda segundo a BBC, a Fifa teria documentos que comprovam que tanto Teixeira quanto Havelange receberam dinheiro da empresa ISL (International Sports and Leisure).
Após investigação realizada por um tribunal da Suíça no ano passado, ambas as partes teriam chegado a um acordo e os valores foram devolvidos para a empresa, informou a BBC, que divulgará mais detalhes sobre o caso no programa de investigação Panorama.
A televisão britânica também disse possuir provas de que Jack Warner, vice-presidente da Fifa, teria vendido ilegalmente ingressos para a Copa do Mundo de 2006 usando um intermediário.
As primeiras denúncias de que integrantes do Comitê Executivo da Fifa, entre eles Ricardo Teixeira, teriam pedido dinheiro ou presentes em troca de seus votos na candidatura inglesa à sede da Copa de 2018, foram feitas pelo ex-presidente da Federação Inglesa de Futebol, Lord Triesman no início do mês.
Na ocasião, a matéria publicada no site da CNN destacava as acusações do jornal inglês Sunday Times de que a candidatura do Catar teria comprado os votos dos membros africanos do Comite Executivo da Fifa e, ao abordar as denúncias feitas por Lord Triesman, não deixou de mencionar Ricardo Teixeira. O francês L’ Équipe publicou a resposta da Conmebol, que emitiu comunicado declarando que sempre apoiou abertamente a candidatura de Espanha e Portugal para o Mundial de 2018.
Hoje pode ser um dia histórico para o combate à corrupção do futebol brasileiro se realmente a BBC de Londres cumprir o prometido. (fonte no sítio: http://www.ebafutebol.com.br/tag/ricardo-teixeira/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário